sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Paisagens no Natal de 2007










Guaraciaba é uma cidade no Extremo Oeste catarinense, fronteira com a Argentina, colonizada por imigrantes de origem italiana vindos do Rio Grande do Sul nos anos 1950. Margaret Grando, minha companheira, nasceu lá, onde moram seus pais, irmãos e demais familiares. Nos intervalos dos compromissos a Nikon D-70 foi acionada




























terça-feira, 14 de outubro de 2008

Cenas de um aguaceiro em Florianópolis


Florianópolis, início da tarde do dia 14 de outubro de 2008, Mercado Público. Um forte temporal se abateu sobre a cidade, dificultando a circulação de pedestres e motoristas.




No meio de toda essa confusão, muitos permaneceram impávidos apreciando o aguaceiro.








domingo, 12 de outubro de 2008

Segundo momento
No Irani fomos recebidos por Vicente Telles. Nas imediações de sua casa está o Cemitério do Contestado, muito antigo, já existente no combate de 1912. O corpo do coronel paranaense João Gualberto, morto em combate, permaneceu ali alguns dias, até ser levado a Palmas-PR e de lá a Curitiba, onde ganhou sepultura definitiva. Existe registro oficial (Processo de Irani, Palmas, 1912) do sepultamente de caboclos combatentes no cemitério existente nos fundos de uma antiga igreja (a mesma em que o monge José Maria rezou uma missa “muito bem rezada”). A importância do local é evidente, tanto histórica como atual, visitado por familiares cujos antepassados estão enterrados ali.
Pois bem: ao longo de diversas viagens a Irani, fiz registros fotográficos desse cemitério. Os túmulos rodeados de dezenas de pés da popular iuca-mansa ou agulhão-de-adão, cientificamente conhecida por Yucca filamentosa L. (Família Liciaceae). Elas permanecem a maior parte do ano sem floração, mas quando chega o verão os cachos de flores brancas despontam. A cada Dia de Finados, 2 de novembro, elas estão no auge, exuberantes. Ocorre que uma recém-contratada pela Prefeitura Municipal, achou horríveis aquelas folhas pontudas e sem flores, determinando que fossem cortadas. Todas! Os túmulos foram mexidos e deixados como se fossem canteiros, prontos para receber mudas de alfaces. A sorte é que a Yucca filamentosa é teimosa e mantém brotos nas raízes. Eles vão crescer e as flores haverão de retornar a cada novo verão, se não no que se aproxima, no próximo certamente. As fotos mostram os diferentes momentos da presença da planta de raro cultivo no Cemitério do Contestado (Irani).

















Plim-plim!





Fotos de viagem (3)














Primeiro momento
Fotos obtidas com o veículo em movimento. Na boléia o fotógrafo e repórter-fotográfico Marco Cezar. Florianópolis rumo ao Irani-SC, depois do vale do rio do Peixe, cidade cortada pela BR-153. Missão: nova jornada de pesquisas e entrevistas sobre a gênese do movimento do Contestado (1912-1916). O repórter-cinematográfico Marco Nascimento nos acompanhou, munido dos equipamentos com os quais fizemos 40 horas de gravações para um documentário sobre o mesmo tema.