sábado, 25 de outubro de 2008

Os acervos do Norberto

Conheço Norberto Depizzolatti desde o início da década de 1970, dos tempos do Centro de Cultura Catarinense (Cecuca). Se não me falha a memória, estudava Engenharia. Mais tarde fez Jornalismo, dirigiu ao lado de Zeca Pires os filmes “Farra do Boi” e “Manhã”, assumindo de uma vez por todas o gosto pela imagem. O Banco de Dados criado por ele na Casa da Memória (Fundação Cultura de Florianópolis-Franklin Cascaes) é precioso e único. Norberto se aperfeiçoou academicamente na imagem, sobretudo a fotografia.

Além da imagem, recupera os sons da cidade, sobretudo o acervo deixado pelo poeta Cláudio Alvim Barbosa (Zininho) – centenas de fitas de vários tipos com programas de rádio, entrevistas e mais. Quando Zininho morou em Sambaqui no início dos anos 1990, Norberto vinha até aqui visitá-lo e prosseguir no trabalho de identificação do material. Continuou o serviço no Abraão, para onde o poeta voltou. O acervo do saudoso, falecido em 5 de setembro de 1998, está na Casa da Memória. Se não está em melhores condições, a responsabilidade não deve ser atribuída a Norberto ou aos servidores.

As fotos aéreas a seguir fazem parte do acervo reunido por Norberto (Banco de Dados-Casa da Memória/FCF-FC).










As fotos são de Sambaqui. As duas primeiras da Ponta de Sambaqui e a segunda do núcleo central da comunidade.



Praia Mole
Pontal da Daniela
Morro das Pedras


Lagoa da Conceição, surgimento do LIC. Projeto de Oscar Niemeyer, obra de Admar Gonzaga.


Lagoinha do Leste, sul da Ilha


Jurerê

Jurerê


No primeiro plano a Lagoinha Pequena, o mar do Campeche, Morro das Pedras e Armação (esquerda) e no fundo a direita a lagoa do Perí.

Campeche






2 comentários:

  1. Celso,
    Ver as fotos disparou algum gatilho da memória que me fez chorar contido, pra mim mesmo. Alguns desses lugares conheci com pessoas que já não estão mais aqui. E de algumas paisagens só tinha frágeis pinceladas na memória remota e escondida pelo tempo dos anos idos. Lugares que reapareceram vivos. Isso tudo é apenas pra dizer MUITO OBRIGADO. Parabéns pelo Blog. Paulão

    ResponderExcluir
  2. Foto de Lagoinha do leste, sul da ilha na verdade é Lagoinha de Ponta das Canas, norte da ilha.

    ResponderExcluir