sexta-feira, 7 de novembro de 2008

José Fabrício das Neves (7)

Antônio Martins Fabrício das Neves. Fazenda Bela Vista (Irani-SC). Foto: Margaret Grando (21.3.2007)

O blog e as fotos

As pesquisas sobre os antecedentes e personagens do combate do Irani deixaram como legado um corolário de perguntas, dúvidas e lacunas, mas que nos conduzem a novos caminhos. Essa é uma das razões desse blog: difundir a informação levantada, mesmo parcial e precária, como forma de incentivar novos trabalhos, alertar, chamar a atenção para aspectos até então pouco considerados, mas que diante de um novo quadro assumem diferentes significações. O blog permite esse diálogo, interrompe o monólogo.

As fotos, publicadas em volume significativo, muitas originais, estão divididas em três grupos: 1) reproduções em arquivos públicos e pessoais; 2) personagens entrevistados para o livro e o documentário em preparação, quase todos descendentes de combatentes do Contestado; 3) cenários e paisagens dos lugares percorridos. As fotos sem indicação de autoria são minhas, feitas com uma D-70, modelo simples da Nikon. Também fiz as reproduções, algumas tratadas por Ayrton Cruz para o livro “O mato do tigre e o campo do gato”.

Não vou entrar na discussão teórica sobre a imagem, porém estou entre os que enxergam a fotografia como fragmento do real (não como o real em si), mas uma visão (construção) do autor.



Uma visão de mundo

Abaixo, na íntegra, as Décimas de Antônio Martins Fabrício das Neves, escritas em meados da década de 1930, quando estava deixando a adolescência. Ele tomou como base os relatos de moradores mais velhos e parentes próximos. Para quem quiser se aprofundar na relação entre versos desse tipo e a importância da memória oral, pode consultar “Guerra do Contestado: mímesis e políticas da memória”, tese de doutorado de Susan Aparecida de Oliveira (UFSC, 2006). http://tede.ufsc.br/teses/PLIT0250.pdf


Décimas (*)

Antônio Martins Fabrício das Neves



Povoamento dos campos do Irani


"1: Falando em uma tragédia

quero contar em um segundo

que se deu cos moradores

que morava em Passo Fundo

quando o monge João Maria

caminhava pelo mundo

2: Na beira de uma estrada

o meu avô residia

na tarde de uma Sexta-feira

veja o que lhe acontecia

ele encontrou um velhinho

que ali ninguém conhecia

falando o velhinho disse

que era o monge João Maria

3: Falando, o monge indicava

A mais ou menos a 10 família

Que viessem embora

Para um lugar

que o monge conhecia

que era o sertão de Palmas

que nada lhe acontecia

4: Não ligaram ao que tinham

deixaram tudo de lado

muitos deles vieram a pé

carregando o revirado

a procura da floresta

que o monge tinha indicado

5: Vieram embora pro sertão

não foi atras de riqueza

vieram conhecer uma terra

toda cheia de beleza

ali criavam seus filhos

zelando da natureza

6: Nem um deles tinha estudo

mais tinham muita educação

usaram muito respeito,

muita consideração

assim fizeram sua vida

numa verdadeira união

7: Foi assim que eu fiquei

rico, cheio de tranqüilidade

essa riqueza que eu falo

é saúde e amizade

isto faz parte da vida

e traz muitas felicidades"


...

Combate do Irani

Esta é a recordação

do tempo da minha infância

pesquisei desde criança

gravando em minha memória

a realidade do passado

fui escrevendo rimando

a verdadeira história


João Gualberto já está vindo

Comandando um Batalhão

Trazendo em sua muamba

Metralhadora e canhão

Veio pra fazer banditismo

Com os caboclos do sertão


O monge mandou uma carta

escrita bem declarado

precisamos se falar

talvez teje mal informado

não precisamos brigar

por que não somos intrigado


Respeite meus sertanejos

que eu respeito teus soldados

não vamos fazer injusta

matar quem não é culpado


Coronel deu um sorriso

com olhar entusiasmado

eu não aceito esta carta

e muito menos o recado

porque já trouxe até as cordas

pra levar tudo amarrado


O monge ficou pensando

emocionado e indeciso

eu não queria brigar

mas brigo se for preciso

por que em Deus tenho confiança

palavra de corpo e alma

pra quem restar fica a herança

que há de servir de lembrança


Irani, sertão de Palmas

Foi assim que o Irani

serviu de cancha de guerra

viu seus filhinhos chorando

e as mulheres desesperadas

ver seus maridos em jornada

pra defender sua terra


O monge José Maria

com seu gesto de carinho

montou no seu cavalo

e disse ao Fabrício, baixinho

Eu vou na frente da tropa

Quero imitar uma choca

Quando está com seus pintinhos

Morrer na boca do bicho

Pra defender seus filhinhos


Fabrício vou te orientar

que vou morrer neste ato

mais tu não passe do meu sangue

volte de novo pro mato

no sertão tu será um tigre

e no campo vai ser um gato


Irani ficou em silêncio

o povo humilde rezando

as nossas mamães chorando

fazendo prece ao Senhor

de ver seus filhos lutando

manchado de sangue e suor


OH, nosso Pai Poderoso

olhaste para o Irani

ai pareceu milagre

da nossa Mãe Protetora

de vencer metralhadora

com facão de guamirim.


Que terrível madrugada

que terrível despedida

no espaço de uma hora

a causa foi decidida

hoje só nos resta o nome

de quem por nós deu sua vida


...


Rancho do Fabrício

1: Velho rancho de Taquara

na costa de um alagado

aonde nasce a saudade

quando recorda o passado

2: Velho rancho de taquara

tu não tá aqui pra bonito

recordação de um conflito

que deu no banhado grande

batalha do contestado

aonde foi derramado

miles de gotas de sangue.

3: Velho rancho de taquara

tu és medalha pra mim

foi de onde saiu marchando

um piquete desfilando

que terminaram peleando

nas coxilhas de Irani.

4: Velho rancho de taquara

eis o rancho do Fabrício

que aqui ainda resta um resquício

mais bem pouco que se escreve

trocar o nome está errado

mais o meu sempre assinado

como Fabrício das Neves.


....


Sertão de Palmas

1: Com licença meus amigos

vou contar onde fui criado

nasci em sertão de Palmas

um lugar muito falado

isto fica logo aí

num cantinho deste estado

2: Foi onde deu um combate

eu me gerei na fumaça

sô um xirú do trote duro

tenho um pouquinho de raça

num torneio de cultura

é difícil eu perde a taça

3: Oh, minha terra natal

tu não é mais como era

se acabou até meu ranchinho

na costa daquela serra

onde eu sentia o perfume

das flores da primavera

4:Querido sertão de Palmas

que hoje é Irani

que só me resta saudade

de quando eu te conheci

hoje não se vê mais nada

do que antigamente eu ví

era verde e amarelo

coberto de um céu anil

no oeste catarinense

era enfeito do Brasil

5: O velho sertão de Palmas

é a terra que eu nasci

é a minha terra natal

que eu amei desde guri

hoje só resta a saudade

de quando te conheci.


....


Canção do caboclo

1:Se me derem um espaço

a minha informa eu quero dar

eu hoje fui convidado

vir aqui para cantar

sou criado desta terra

para o senhor vou contar

as campinas Iranienses

é a minha terra natal

2: Na minha terra natal

me parece, estou falando

eu não sou profissional

canto só quando me mandam

com minha simplicidade

amigo, estou convidando

quem quiser nos visitar

nós recebemos cantando

3: Nós recebemos cantando

só com canções altaneiras

eu sou filho deste estado

desta terra brasileira

catarinense peitudo

que honra sua bandeira

é terra que já deu vida

pra muita raça estrangeira

4: Pra muita raça estrangeira

meu amigo, isto é verdade

mas somos todos irmãos

e usamos hospitalidade

pra cantar pra minha terra

meu peito sente vontade

pra vocês deixo um abraço

levo comigo a saudade

5: Levo comigo a saudade

deste macanudo povo

quem visitar nossa terra

se for velho fica novo

cantando pra minha gente

isto pra mim é um repouso

quem de mim sentir saudade

diga que eu volto de novo

6: se aqui eu voltar de novo

assim será meu desejo

onde sou bem recebido

pros mais velhos o meu abraço

e pras criancinhas um beijo

7: Pras criancinhas um beijo

meus amigos isto é verdade

sou filho de um sertanejo

nunca morei na cidade

sou um caboclo do sertão

e nunca me senti sozinho

vivendo com a natureza

no meio dos passarinhos


...


Exaltação da natureza

1: Alo, Alo Irani

hoje tu me vê cantando

eu canto pra espairecer

por que já nasci chorando

as belezas que tu tinha

teu filho está reclamando

2: Oh velho sertão de Palmas

Deferente hoje eu te vejo

Foi meu sertão favorito

Querência dos sertanejos

Foi tu que me viu nascer

Da mamãe ganhando beijo

3: A minha terra natal

quedele tuas belezas

os gananciosos chegaram

levaram tuas riquezas

tu não tem mais o que tinha

terminou até a natureza

4: Quedele o verde sertão

onde caía o sereno

aonde que eu morei

no tempo que era pequeno

hoje só vermelha a terra

ainda cheia de veneno

5: Quem conheceu minha terra

há trinta anos atrás

os campos cheios de gado

cerros cheios de pinhais

hoje quem te vê de novo

já não te conhece mais

6: Tudo isto aconteceu

só por causa do dinheiro

minha terra hoje pertence

só pros grandes fazendeiros

até os pobres passarinhos

os que não fugiram, morreram.


(*) As “Décimas” foram localizadas por Ivone Gallo e cedidas a Paulo Pinheiro Machado, que as publicou na tese de doutorado (Unicamp, 2001) sobre as lideranças do Contestado. Sua difusão aqui foi autorizada por ele, Machado. Os títulos são meus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário