sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Escultura vira símbolo do Contestado

Obra do artista José (Mano) Alvim se tornou um
símbolo visual do Movimento do Contestado,
imagem reproduzida em livros,
jornais, revistas, camisetas e miniaturas.




Pintura executada na obra sem consulta ao artista.



Foto: J. L. Cibils (1992).

Imagem na fachada da escola estadual
Isabel da Silva Telles (Irani-SC).


Depoimento de Mano Alvim
sobre a pintura de sua obra


"Oi Celso!Primeiro muito obrigado pela disponibilidade e interesse. A cor original é tinta para concreto, naquela cor verdona e tal. Mas em uma época atrás colocaram uma placa de madeira na frente. O nome original "MONUMENTO AOS VENCIDOS", uma obra alusiva à guerra do Contestado. Éra assim que víamos na época.

Acredito, que embora arbitrária, a intenção da Secretária não é diminuir o valor da obra, e também sei lá quem sugeriu o branco. Agora sinceramente pode ter ficado bom, ou até melhor que a proposta inicial.

Sabe aqui na Capital o pessoal não cuida dos direitos do autor. Como sou do Rio Grande do Sul, também tem aquela coisa, embora já passem trinta anos desde que cheguei aqui. No entanto sinceramente me comove teu interesse e por curiosidade gostaria sim de ver a foto que fizestes, para também conhecer teu trabalho.

Sabe quando fiz aquela obra foi um momento muito bom da minha vida, minha filha caçula nasceu lá, durante a festa de inauguração do monumento, e eu agradeço muito tudo, até este branco atual.

Quem sabe um dia tu fazes uma reportagem, e a gente teria a oportunidade de devolver o real valor a todos que participaram da idealização, criação e confecção, e foram muitos. Um grande abraço, José Alvim".

6 comentários:

  1. Olá caro amigo José Alvim!
    Fiz parte de um momento do seu caminho da arte. gostaria de rever o amigo. estou no pformaggini@ig.com.br
    Abraço pra você e sua bela familia, Paulo Formaggini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria de saber o por que o senhor escreveu com letra minúscula depois do ponto?!

      Excluir
  2. Fazendo buscas nas internet cheguei a essa matéria...A obra que foi inaugurada no dia do meu nascimento (filha do artista)!!
    Sempre achei que faltavam informações a respeito...Usado como símbolo de uma cidade, mas sem o reconhecimento do autor da obra...

    Um abraço a todos!

    Sara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o significado do monumento da guerra do contestado?

      Excluir
    2. Qual o significado do monumento da guerra do contestado?

      Excluir
    3. Só agora em 2021 vejo a pergunta ali. A idéia, em palavras, eram se mãos emergindo da Terra, sustentando a Cruz e Cartuchos. Uma relação com a "Guerra Santa" ,o uso da força armada. Mãos e braços dos diversos povos, imigrantes e originários ,dizimados no evento.

      Excluir