quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Farol de Santa Marta (1)

Com as imagens que fiz do Farol de Santa Marta há poucos meses, presto aqui minha homenagem ao professor Sílvio Coelho dos Santos, recentemente falecido. Eu o conheci no final da década de 1960, quando estudava no Colégio de Aplicação da UFSC e ele, ao lado do professor Oswaldo Rodrigues Cabral e outros, montavam o então Instituto de Antropologia (atual Museu Universitário da UFSC). Ele sempre me estimulou a escrever e estudar. Fazia isso marcando presença nos lançamentos de meus livros, telefonando para elogiar alguma matéria, sempre animando, dando força. Ele não sabia que eu iria procurá-lo por esses dias para me ajudar de alguma forma no livro e documentário sobre os 100 anos da comunidade do Farol de Santa Marta. Mas seja lá onde estiveres prof Sílvio, continue me acompanhando. E se por acaso desejar participar desse novo trabalho, mande a contribuição através de São João Maria, que o monge Marcos Alves (Palmas-PR), capta e me retransmite. Que Deus o tenha meu amigo.





O repórter cinematográfico e fotógrafo Marco Nascimento, acompanhado de João Batista Andrade (Rasgamar), colhe imagens para auxiliar na montagem do roteiro de um vídeo sobre os 100 anos da criação da comunidade do Farol do Cabo de Santa Marta. Os dois estão sobre um sambaqui preservado, tendo ao fundo o cabo com a torre do farol e no lado direito a comunidade criada em 1909 pelo pescador Eliziário Patrício.






Um comentário:

  1. Caro Celso,
    Fiquei impressionado com a beleza, a ordem e a qualidade das imagens postadas no seu blog. Você, que já é um mestre na escrita, revela uma sensibilidade notável em olhar e captar os registros de seus trabalhos. Tocante a homenagem ao professor Silvio Coelho, o mestre de todos nós.
    Um abraço,
    Chico Pereira

    ResponderExcluir