Com cerca de 90 mil habitantes e um dos municípios mais antigos do Rio Grande do Sul, Cachoeira do Sul é uma cidade acolhedora e agradável, cuja arquitetura lembra muito as de Laguna, Florianópolis e São Francisco do Sul (como veremos em postagens posteriores). Estivemos lá na primeira quinzena de dezembro (2008). Nos intervalos dos compromissos familiares foi possível obter alguns registros da região central e seus habitantes.
Vinícius Santos (12 anos), Anderson Machado (13) e
Ruan Pedro Soares (15), moradores de Cachoeira do Sul.
Ruan Pedro Soares (15), moradores de Cachoeira do Sul.
Praça Balthazar de Bem
Considerada a praça mais antiga da cidade, concentra em seus arredores a Catedral Nossa Senhora da Conceição, inaugurada em 1799, que é oficialmente monumento histórico tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural (COMPAHC). Há também o edifício da Prefeitura Municipal, inaugurado em 1865 para sediar a Câmara, o Júri e a Cadeia, também tombado pelo COMPAHC (últimas três fotos).
Na parte central da praça está o Château d'Eau, inaugurado em 1925. Integrante do sistema de distribuição de água da segunda hidráulica construída na cidade, foi projetado pelos engenheiros Walter Jobim e Antônio de Siqueira. Guarnecido por estátuas de ninfas e de Netuno, o Château d’Eau é considerado o principal cartão-postal da cidade.
Encontram-se também na Praça Balthazar de Bem monumentos homenageando Antônio Vicente da Fontoura, importante vulto da Revolução Farroupilha, e Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, Prefeito Municipal e Secretário da Educação do Estado do RS, falecido em acidente aviatório no ano de 1957. (Informações de Mirian Ritzel, setor de Cultura da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul)
poderia me dizer os dados desses meninos ali da foto..?
ResponderExcluirQue papo é esse que tu quer meus dados da foto?
ResponderExcluir