quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Jornadas em Cachoeira do Sul-RS (1)

Com cerca de 90 mil habitantes e um dos municípios mais antigos do Rio Grande do Sul, Cachoeira do Sul é uma cidade acolhedora e agradável, cuja arquitetura lembra muito as de Laguna, Florianópolis e São Francisco do Sul (como veremos em postagens posteriores). Estivemos lá na primeira quinzena de dezembro (2008). Nos intervalos dos compromissos familiares foi possível obter alguns registros da região central e seus habitantes.


Vinícius Santos (12 anos), Anderson Machado (13) e
Ruan Pedro Soares (15), moradores de Cachoeira do Sul.


Praça Balthazar de Bem

Considerada a praça mais antiga da cidade, concentra em seus arredores a Catedral Nossa Senhora da Conceição, inaugurada em 1799, que é oficialmente monumento histórico tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural (COMPAHC). Há também o edifício da Prefeitura Municipal, inaugurado em 1865 para sediar a Câmara, o Júri e a Cadeia, também tombado pelo COMPAHC (últimas três fotos).

Na parte central da praça está o Château d'Eau, inaugurado em 1925. Integrante do sistema de distribuição de água da segunda hidráulica construída na cidade, foi projetado pelos engenheiros Walter Jobim e Antônio de Siqueira. Guarnecido por estátuas de ninfas e de Netuno, o Château d’Eau é considerado o principal cartão-postal da cidade.

Encontram-se também na Praça Balthazar de Bem monumentos homenageando Antônio Vicente da Fontoura, importante vulto da Revolução Farroupilha, e Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, Prefeito Municipal e Secretário da Educação do Estado do RS, falecido em acidente aviatório no ano de 1957. (Informações de Mirian Ritzel, setor de Cultura da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul)










2 comentários:

  1. poderia me dizer os dados desses meninos ali da foto..?

    ResponderExcluir
  2. Que papo é esse que tu quer meus dados da foto?

    ResponderExcluir