quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A Lumber e o Contestado segundo Valentini

Foto: Claro Jansson (?)/Reprodução: J. L. Cibils.

VALENTINI , Delmir José. Atividades da Brazil Railway Company no Sul do Brasil: a instalação da Lumber e a Guerra na Região do Contestado (1906-1916). Porto Alegre: PUCRS, 2009. 300 f. Tese (Doutorado em História) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História, Porto Alegre, 2009.

Esta tese analisa a atuação da Brazil Railway Company, holding criada por Percival Farquhar em 1906 nos Estados Unidos e que atuou na Região do Contestado nos ramos ferroviário, madeireiro e colonizador. Através da subsidiária Southern Brazil Lumber & Colonization Company, a Brazil Railway instalou um grande complexo madeireiro extrativo exportador e promoveu a colonização de terras concedidas ou compradas, estabelecendo imigrantes e colonos nas áreas desmatadas.

Durante o período de 1906 a 1916, a Região do Contestado passou por um processo de profundas transformações, que provocaram mudanças econômicas, sociais, culturais, políticas e ambientais. Estas mudanças foram fatores decisivos na deflagração da luta armada desencadeada em 1912, que se estendeu até 1916 e foi denominada de Guerra do Contestado.

A eclosão da Guerra do Contestado é abordada no contexto das transformações ocorridas com a inauguração da ferrovia São Paulo-Rio Grande, que cortou verticalmente a Região do Contestado em 1910, o início das atividades madeireiras e colonizadoras da Southern Brazil Lumber & Colonization Company em 1911 e a conseqüente ocupação das terras para projetos de colonização.

Os antigos moradores da Região do Contestado, muitos dos quais posseiros que ocupavam as terras devolutas que foram concedidas a Brazil Railway Company, revoltaram-se e destruíram estações ferroviárias, queimaram a madeireira da Lumber de Calmon e atacaram os colonos instalados pela Companhia no Rio das Antas. A Guerra do Contestado deixou um saldo de, aproximadamente, 8.000 mortos, a grande maioria, sertanejos pobres que viviam na Região do Contestado.

Este estudo foi elaborado a partir de uma pesquisa documental fundamentada nos arquivos públicos e particulares, nas bibliografias sobre o tema e, também, através da história oral, a partir de entrevistas realizadas com antigos trabalhadores da Southern Brazil Lumber & Colonization Company e seus descendentes.

Palavras-chave: 1. História do Brasil – História de Santa Catarina – História do Contestado. 2. Ferrovias – Madeireiras – Colonização - Guerra do Contestado.

(Texto elaborado pelo autor)

Defesa da tese

12 de janeiro de 2009 (segunda-feira)
Prédio 3, na sala 307
14 horas
Campus da PUC-RS (Porto Alegre)



Cinema da Lumber em 1992. Fotos J. L. Cibils.

Interior do cinema da Lumber na década de 1910.
Foto: Claro Jansson (?)/Reprodução: J. L. Cibils.


Funcionários da empresa madeireira de Três Barras-SC.
Foto: Claro Jansson (?)/Reprodução: J. L. Cibils.


8 comentários:

  1. é uma pena eu ver isso agora e morar na longe.......meus parabens.

    ResponderExcluir
  2. é pena que o cinema esteja nessa situação deteriorado deviam sim preservar o patrimonio que é historico

    ResponderExcluir
  3. Agradeço por dar o devido crédito às fotos de autoria de meu avô, Claro Jansson !
    PAULO MORETTI JR.
    SOROCABA - SP

    ResponderExcluir
  4. Frequentei o cinema durante minha infância e juventude.Foi uma pena que as autoridades municipais e também o exército, tenham deixado tudo virar ruínas. (Três Barras-SC)

    ResponderExcluir
  5. É verdade anônimo nasci aí. esses tempos fui passear na minha tia fiquei triste de ver tudo acabado .Meu pai trabalhou na Lumber. O povo que ficou para cuidar não da valor em nada.

    ResponderExcluir
  6. Nao é culpa dos moradores nem do exercito, a culpa é deses políticos que desviam o dinheiro que viria para conservar o cinema da Lumber.
    governo corupto...

    ResponderExcluir
  7. É uma pena que os prefeitos de Três Barras nunca se interessaram em preservar a área da Lumber (CIMH).Pois hoje poderia ser um valioso ponto turístico.

    ResponderExcluir
  8. e pena que muitos nativos tiverao que morrer por ganacia de extrangriros e politicos que se diziao brazileiros como rui barboza e outros

    ResponderExcluir