segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Valentini defende tese sobre a Lumber


"Atividades da Brazil Railway Company no sul do Brasil: a instalação da Lumber e a guerra na região do Contestado (1906-1916)" é o título da tese de doutorado que o professor Delmir Valentini defende na próxima segunda-feira, em Porto Alegre. "Estamos fazendo diversas novas revelações a respeito do conflito", destaca Delmir.

A banca será composta pelos professores doutores Núncia Santoro de Constantino (orientadora, PUC-RS), Marli Auras (UFSC), Maria Letícia M. Ferreira (UFPEL), Heliane Müller de Souza Nunes (PUCRS/FACE) e Cláudia Musa Fay (PUCRS/PPGH).

Data: 12/01/2009
Local: Prédio 03, na sala 307
Horário: 14 horas
Campus da PUC-RS (Porto Alegre)


As imagens foram encaminhadas pelo repórter-fotográfico J. L. Cibils para o Fragmentos do tempo, produzidas em 1992. É bem possível que as fotos em preto e branco tenham sido feitas pelo fotógrafo Claro Jansson, que por muitos anos viveu em Porto União-SC. É dele a maioria das fotos sobre a ferrovia do Contestado e as instalações e cotidiano da Lumber que circula por aí.

Almoxarifado da Lumber.

Armazem da empresa.

Sede da serraria da Lumber (Três Barras-SC).

Cartões-postais produzidos pela madeireira.

Extração mecanizada das toras de pinheiro e outras árvores.

Vales que substituíam a moeda nacional entre os funcionários da Lumber.

5 comentários:

  1. As fotos que se referem ao Armazém, estão erradas.Nesse local funcionava o Alojamento dos soldados.Depois funcionou a Casa da Cultura.

    ResponderExcluir
  2. Tenho fotos verdadeiras do armazém no meu blog:www.lumbertresbarrasblogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tenho fotos verdadeiras do armazém no meu blog:www.lumbertresbarrasblogspot.com

    ResponderExcluir
  4. As fotos que se referem ao Armazém, estão erradas.Nesse local funcionava o Alojamento dos soldados.Depois funcionou a Casa da Cultura.

    ResponderExcluir