sexta-feira, 14 de novembro de 2008

João Maria, o curandeiro do Covó


João Maria Pereira dos Santos, 69 anos. Foi a primeira pessoa que encontramos na casa da professora Aurora Fabrício das Neves Tortelli, no interior do município de Coronel Domingos Soares (PR), no início de dezembro de 2007. Ele reclamava muito, colocava a mão na cabeça, cambaleava um pouco, gesticulava. Veio em nossa direção e contou:

– Caí do cavalo. O animal encostou numa cerca elétrica e me jogou no chão.

Havia um ferimento de certa gravidade na parte de trás da cabeça, o cotovelo esquerdo doía. Logo foi levado a um posto de saúde próximo. Naquele dia não tivemos mais notícias dele. Na manhã seguinte, entretanto, quando fomos gravar cenas de uma cavalgada, topamos novamente com o personagem. Trazia um curativo na cabeça que caía seguidamente. Os primeiros raios da manhã acompanharam os acordes de uma gaita que ele tocava.

Natural da localidade de Covó, no município de Manguerinha (PR), esse João Maria foi pastor de ovelhas por quase 20 anos, depois passou a cuidar de cavalos. Em contato com um curandeiro conhecido na região, aprendeu uma série de receitas à base de ervas que usa nos cuidados com os animais ou com pessoas. Antes de entregar um remédio caseiro, ele ora por São João Maria e Nossa Senhora Aparecida.

– O senhor faz profecias?

– Não. Só rezo e curo.

O curandeiro de Covó (Mangueirinha) diz que costuma andar a cavalo pela região. Levou cinco horas para chegar a Coronel Domingos Soares. Ele participou da 3ª Cavalgada Festa das Tradições que se seguiu e tomou o café tropeiro na casa da professora Aurora e do senhor Tortelli. À noite o encontramos no CGT local e no dia seguinte na missa de aniversário do município recém emancipado.

É um sujeito calmo, tranqüilo, simples. Mora na fazenda Três Capões (Manguerinha), onde atuou muitos anos como peão e se aposentou. Gravamos um longo depoimento em vídeo com ele. Curandeiros como esse João Maria, se multiplicam pela região Sudoeste do Paraná e planalto catarinense, onde as fontes de São João Maria são preservadas e usadas para o primeiro batizado de recém-nascidos.




Fonte de São João Maria (Covó/Mangueirinha-PR)

Guilhermina e Dina, irmãs de Vicente Telles, coletam água da fonte.



4 comentários:

  1. Muito bom seu site, parabéns, vou começar a acompanhar

    ResponderExcluir
  2. Como voce pode encontrar e gravar, tirar fotos se o profeta Jõão Maria morre há muuuuuuiitos anos?
    Esse não era ele...rs

    ResponderExcluir
  3. E ai Celso quer umas fotos novas do joão Maria?
    Ele esteve hoje aqui na loja onde trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Excelente trabalho, um pedaço da história que assim não fica esquecida, eu mesmo conheci pessoalmente esse João Maria, trabalha em uma veterinária onde ele aparecia de vez em quando fazer suas compras.

    ResponderExcluir